O escritório MVRDV divulgou a proposta para o Magasin 113, um projeto de recuperação de um armazém de 16.500 metros quadrados na orla de Gotemburgo, na Suécia, realizado em parceria com o BSK Arkitekter. Localizado dentro do planejado distrito de Frihamnen RiverCity - o maior projeto de desenvolvimento urbano em andamento na Escandinávia - o projeto insere um programa contemporâneo, que conta com espaços de escritório flexíveis, um centro de artes, um café, espaços comerciais, um restaurante e estúdios de artistas, dentro de uma estrutura industrial existente.
O projeto aproveitará a estrutura existente: o esqueleto de concreto do edifício servirá de apoio para três novos pavimentos de madeira com plantas flexíveis, ao passo que a fachada histórica de tijolos será restaurada e protegida através de uma camada de vidro. Os arquitetos explicam:
"Para combinar a necessidade de isolamento e o desejo de manter a atual fachada de tijolos, uma 'capa de chuva' transparente de vidro envolverá o armazém existente e os novos pavimentos. Isso criará uma mistura emocionante de um edifício que é, ao mesmo tempo, 'antigo' e novo, bruto e suave, e sólido e transparente."
Entre os espaços novos e os já existentes, um grande espaço público será criado entre os níveis, conectando-os visual e fisicamente com a praça. Diversas escadarias conectarão os espaços verticalmente, criando uma "rota pública dinâmica, mas visualmente unificada, através do espaço."
Localizado próximo a um parque e piscina públicos, o Magasin 113 servirá como um novo "nó público" para o bairro, atraindo um público diversificado para a área.
O cronograma do projeto ainda será anunciado.
Via MVRDV.
Arquitetos
Localização
Gotemburgo, SuéciaEquipe de projeto
Jacob van Rijs, Fokke Moerel with Klaas Hofman, Daniella Persson, Mathias Pudelko, Alicja Pawlak and Mateusz WojcieszekVisualização
Antonio Luca Coco, Pavlos Ventouris, Massimiliano Marzoli, Paolo Mossa Idra and Davide CalabroCliente
Prefeitura de Gotemburgo e Älvstranden UtvecklingPrograma
uso misto com escritórios flexíveis, um centro de arte, espaços pop-up, um café, informações turísticas, lojas, um restaurante e estúdiosÁrea
16.500m²Imagens
MVRDV